01/03/2010

3 comentários:

  1. Anotações históricas sobre o Padre Rolim
    1. Padre Inácio de Souza Rolim, nasceu a 22 de agosto de 1800, sendo filho de Vital de Souza Rolim e Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha). Faleceu a 16 de setembro de 1889.
    2. A Lei Provincial nº 5. de 28 de agosto de 1859, criou o Distrito de Cajazeiras, integrante do Município de Souza.
    3. Lei Provincial nº 92, de 23 de novembro de 1863, criou o Município de Cajazeiras e elevou à sede do município a Categoria de Vila, emancipando-o do Município de Souza.
    4. A instalação do município se deu no dia 20 de junho de 1864, assumindo o governo como primeiro prefeito, Padre José Tomaz de Albuquerque.
    5. A Lei nº 616, de 10 de julho de 1876, eleva à vila de Cajazeiras à Categoria de Cidade e consequentemente é criada a Comarca de Cajazeiras.
    6. Em junho de 1948, um Projeto de Lei Municipal do então vereador Germininiano de Souza, foi aprovado na Câmara Municipal, à unanimidade, e sancionado pelo Prefeito da época, Arsênio Rolim Araruna, transformando em Decreto-Lei, Instituiu o dia 22 de agosto, dia da cidade, como homenagem ao fundador Padre Rolim, dia do seu aniversário, ocasião em que também, pelo mesmo Decreto- Lei foi dado o nome de Avenida Padre Rolim, o que se conserva até hoje.
    7. Com a marcha do tempo, em 06 de fevereiro de 1914, foi criada a diocese de Cajazeiras, pelo Papa Pio X, tendo sido seu primeiro Bispo o bisneto de Mãe Aninha, Dom Moisés Coelho, sobrinho-avô de Padre Rolim. A sagração episcopal se deu a 02 de maio de 1915. A diocese foi instalada com a posse solene de Dom Moises Coelho, no dia 29 de junho de 1915, dia de São Pedro. Após prolongado percurso do novo Bispo, Cabedelo a Fortaleza de navio, de Fortaleza a Iguatú de trem, e de Iguatú a Cajazeiras a cavalo, chegando a esta cidade com mais 200 cavaleiros em sua companhia; Em Alogoinha, hoje Ipaumirim, foi festivamente ovacionado e engrossa seu cortejo até Cajazeiras.

    ResponderExcluir
  2. 8. Deve-se destacar, como de suma importância, a criação em 1843, e intalação definitiva do Colégio de Cajazeiras, onde hoje funciona o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, pelo Padre Rolim. Com o passar dos anos dito colégio foi transferido para o Colégio Diocesano, com o nome de Colégio Padre Rolim; Hoje naquele educandário funciona a Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras-FAFIC, com 4 graduaçoes em 3 grau: Filosofia, Direito, Serviço Social e Ciências Contábeis.
    9. Registre-se que, tanto os Colégios Nossa Senhora de Lourdes como o Diocesano, foram adiministrados por ordem religiosas. O Diocesano, pelos Padres Salesianos, 1939 a 1961. E o Nossa Senhora de Lourdes pela Irmãs Dorotéias, 1929 a 1981, sendo que hoje é administrado pelas Irmãs Escolares.
    10. A título de curiosidade, foi registrado na literatura histórica, a primeira feira de Cajazeiras, no dia 07 de agosto de 1848, um domingo; foi realizada na Avenida Padre Rolim, a primeira feira, em frente à Capela Nossa Senhora da Piedade, atua Igreja Nossa Senhora de Fátima. As feiras se sucederam até hoje, sempre prósperas.
    11. Tem-se também notícia que a primeira banda de música já funcionava em 1890, tendo como maestro Miguel Anaú, cearense da Cidade do Crato.
    12. Padre Rolim, monumento cultural, apóstolo da educação, do ensino, (Sebastião Moreira Duarte), era um homem preparado, escreveu e adptou gramática grega em 1856, que foi adotada pelo Governo de Pernambuco para suas escolas. Naquela época Grego e Latim eram línguas preponderantes no ensino. Escreveu ainda, História Natural, abrangendo zoologia, botânica, fisiologia vegetal e mineralogia.
    13. A cidade de Cajazeiras sempre se destacou ao ensinar, principalmente, partindo de simples escolas, a da Fazendo Tênis Clube (oh! Derrubaram aquela casa); a do Serrote, e principalmente a do Colégio Padre Rolim, atual Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Diocesano atual. Cajazeiras teve a honra de receber como seus alunos, dentre os muitos brasileiros ilustres, o historiador Irineu Jofily, o primeiro Cardeal da América Latina Dom Arcoverde, e principalmente para o povo do Sertão, o imortal, Padre Cícero do Juazeiro.

    Em, 19 de agosto de 2009.
    João de Deus Quirino
    Colaborador.

    ResponderExcluir
  3. CURIOSIDADES ASTROLÓGICAS




    Os antigos já atribuíram à Lua decisivas influências na produção de certos fenômenos que ocorrem em nosso planeta, notadamente o ritmo das marés, o movimento da seiva nos vegetais etc. A respeito desta última influência é tradicional a cautela que os exploradores do corte de madeira observam em seu oficio, evitando o corte no período da Lua Minguante, para prevenir o seu apodrecimento. E, ao que parece, a prática tem aconselhado essa prevenção.
    Estendendo o campo de suas observações, os antigos passaram a examinar as influências lunares na geração humana e animal, oferecendo-nos os resultados dos seus estudos que, a título de curiosidade, a seguir publicamos.


    INFLUÊNCIA DA LUA SOBRE A GERAÇÃO HUMANA


    Para o Primeiro Filho:

    Para o seu primeiro filho, examina-se a data do nascimento da mãe.

    a) Se a Lua Nova ocorrer antes de se passarem nove dias depois do nascimento da mãe, a primeira criança que tiver Será do sexo feminino.
    b) Se a Lua Nova aparecer somente depois de passados nove dias desde o nascimento da mãe, a primeira criança que tiver será do sexo masculino.




    Para o Segundo Filho:

    Para os outros filhos examina-se a data do nascimento da criança anterior.

    a) Se a Lua Nova surgir antes de nove dias depois da data do nascimento da criança anterior, a criança que tiver em seguida terá o sexo contrário ao daquela que a precedeu.
    b) Se a Lua Nova aparecer nove dias depois da data do nascimento da criança anterior, a criança seguinte será do mesmo sexo daquela que a precedeu.
    Neste caso é necessário contar também os abertos.


    .








    CURIOSIDADES
    Como descascar castanhas

    Após fender-lhe a casca, coloque-as numa chapa de forno e regue-as com um copo d’água por quilo de castanha. Coloca-se a chapa em forno quente durante oito minutos. As castanhas agora poderão ser facilmente descascadas.


    Um processo de Adivinhação

    O número 142857 nos permite realizar uma recreação muito curiosa. Manda-se alguém efetuar as seguintes operações.
    _ escolher um número do cinco algarismos e anota-los num papel;
    _multiplicar o total por 7;
    _cancelar o primeiro algarismo da esquerda do produto dessa multiplicação;
    _multiplicar o novo número assim obtido por 143.
    Este último produto nos é comunicado.
    Nós lhe adicionamos 143. Os dois primeiros algarismos do número assim obtido, seguido dos três últimos, formam o número inicialmente escolhido pela pessoa.
    Suponhamos que o número escolhido seja 25317. Realizam-se as operações indicacadas:

    25.317 + 142.857 = 168.174;
    168.174 x 7 = 1.177.218
    Cancelando o primeiro algarismo, retemos apenas o número 117.218, o qual, multiplicando por 143, dá 25.342.174, cifra que nos é comunicada. Nós lhe adicionamos 143, o que perfaz 25.342.317. Os dois primeiros e os três últimos algarismos deste resultado representam o número escolhido.

    ResponderExcluir